Receita esclarece aumento na procura por regularizações no CPF

Últimas Notícias
Após levantamento realizado com os cidadãos e contato com outros órgãos, identificou-se que o incremento no atendimento decorreu do envio de comunicados pelos bancos, em cumprimento do Comunicado do Banco Central nº 36.108, de 28 de agosto de 2020

Após levantamento realizado com os cidadãos e contato com outros órgãos, identificou-se que o incremento no atendimento decorreu do envio de comunicados pelos bancos, em cumprimento do Comunicado do Banco Central nº 36.108, de 28 de agosto de 2020, que determinou o aprimoramento da qualidade dos dados na base do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS). Em linhas gerais, esse aprimoramento consiste em comunicar os correntistas dos principais bancos de eventuais pendências cadastrais no CPF e CNPJ.

A Receita Federal entende que este aprimoramento é uma ação de grande relevância e está em contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Banco Central para soluções de execução de forma paulatina.

Em paralelo, a Receita Federal está reforçando seus canais de atendimento, principalmente os virtuais, para contemplar a demanda.

Ainda, a Receita Federal esclarece que as ações internas da Instituição são programadas de acordo com a capacidade atual de atendimento, de forma a evitar quaisquer prejuízos para o cidadão.


Fonte: Receita Federal