ISS/RJ - Golpistas usam site falso para atrair moradores do Rio interessados na guia do IPTU 2022

Últimas Notícias
Site falso usado por golpistas para atrair interessados na emissão das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022.

A Prefeitura do Rio fez um novo alerta sobre um site falso usado por golpistas para atrair interessados na emissão das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022. O verdadeiro portal, ressalta a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, é o Carioca Digital (carioca.rio).

Vale lembrar ainda que a guia única ou a primeira cota para o pagamento do imposto deste ano será enviada via Correios para os endereços dos contribuintes a partir do dia 17 de janeiro. Somente nesta data a cobrança estará disponível na internet para emissão e pagamento.

De acordo com a Fazenda, os criminosos utilizam uma identidade visual semelhante ao portal oficial. O endereço falso utilizado pelos golpistas, alerta a secretaria, é https://acesso.cariocariodigital.org/.

A Prefeitura do Rio informou ainda que medidas já foram adotadas para que esse domínio de internet seja cancelado. Uma denúncia também foi feita à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática.

Reajuste anual

O IPTU do Rio neste ano virá com um reajuste de 10,42%. O contribuinte que optar por quitar o valor em cota única (que vencerá no dia 7 de fevereiro) terá um desconto de 7%.

O percentual de 10,42% corresponde à inflação acumulada em 2021 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não haverá, portanto, aumento real (acima da inflação).

Confira o calendário de pagamento

Cota única e primeira cota - 7/2

Segunda cota -9/3

Terceira cota - 7/4

Quarta cota - 6/5

Quinta cota - 7/6

Sexta cota - 7/7

Sétima cota - 7/8

Oitava cota - 8/9

Nona cota - 7/10

Décima cota - 8/11

Quem não receber a cobrança em casa

Quem não receber a guia de pagamento poderá emitir a segunda via pelo portal Carioca Digital, informando o número da matrícula do imóvel, a partir do dia 17. O portal também deverá ser usado para a emissão da segunda cota em diante, no caso de quem optar pelo parcelamento do imposto.

DSegundo a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, serão distribuídas neste ano cerca de 1,2 milhão de cobranças, contra 1,178 milhão em 2021. A estimativa é que a Prefeitura do Rio arrecade R$ 4.445 bilhões com o IPTU e a Taxa de Coleta de Lixo (TCL, cobrada com o imposto). Deste total, R$ 1,892 bilhão devem ser apurados com a quitação da cota única ou da primeira parcela.


Fonte: Extra