STJ adverte: hackers estão dando golpe de phishing com e-mail falso

Últimas Notícias
Corte ressalta que o email "processo@tribunal.jus.br" não é do STJ, mas como não tem controle sobre ele não é possível bloqueá-lo

O Superior Tribunal de Justiça divulgou nesta quarta, 1/12, um alerta sobre tentativas de phishing utilizando um email falso em nome do Tribunal. "Em várias dessas mensagens, é indicado como remetente o endereço processo@tribunal.jus.br, que não pertence ao STJ", diz o comunicado.

A orientação do STJ é no sentido de que os usuários que recebam esses e-mails os excluam e não cliquem nos eventuais anexos, nem em links indicados. Recomenda-se, ainda, adicionar o remetente à lista de lixo eletrônico (spam).

"​Nos últimos dias, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem recebido informações sobre o envio de e-mails produzidos por terceiros, creditados indevidamente ao tribunal, com tentativas de phishing", diz o alerta feito pelo STJ. "Como os e-mails são enviados por remetentes de fora do domínio do STJ, o tribunal não tem meios para bloqueá-los", ressalta o Tribunal.

A Ouvidoria do STJ está à disposição para sanar dúvidas adicionais sobre a questão, por meio do seu formulário, disponível no endereço www.stj.jus.br/ouvidoria.

"Os e-mails do tipo phishing possuem diversos formatos, mas, em geral, ostentam algumas características semelhantes. Uma delas é o objetivo de obtenção de dados pessoais, de forma que essas mensagens, usualmente, contêm solicitações de confirmação de credenciais, contas, senhas e outras informações sensíveis. Na dúvida, desconfie; não clique em anexo nem em link, e jogue o e-mail com essas características na lixeira."


Fonte: Convergência Digital