ICMS/SC - DCIF realiza treinamento sobre evidenciação contábil dos bens móveis

Últimas Notícias
Nesta quarta-feira, 20, a Secretaria de Estada Fazenda (SEF/SC), por meio da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF), realizou um treinamento virtual sobre bens móveis

O objetivo foi capacitar os contadores dos órgãos e entidades de Santa Catarina sobre a adequada evidenciação contábil dos bens móveis à luz das normas de contabilidade aplicadas ao setor público, convergidas aos padrões internacionais.

“É importante a atualização e a uniformização, pois os procedimentos vêm sendo readequados a partir dos normativos do Conselho Federal de Contabilidade e da Secretaria do Tesouro Nacional e as notas técnicas editadas pela DCIF apresentam os padrões que são utilizados pelo Estado”, destacou a secretária adjunta da SEF/SC, Michele Roncalio, na abertura do encontro. Ela ressaltou, ainda, que nos últimos anos o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) vem aprovando o balanço das contas públicas com cada vez menos ressalvas, porém, isso aumenta a responsabilidade em aprimorar a qualidade da informação contábil.

O diretor da DCIF, Jefferson Fernando Grande, esclarece que a capacitação considera os entendimentos da norma brasileira de contabilidade, que fala sobre o ativo imobilizado, bem como o decreto de gestão patrimonial publicado neste ano. “Nós produzimos uma nota técnica de procedimento contábil, publicada no site da Sef nesta terça-feira, que deverá ser implementada pelo Estado”, disse.

A apresentação foi realizada pela contadora da SEF/SC, Loreni Pizzi, que trouxe orientações sobre reconhecimento, gastos subsequentes, mensuração, depreciação, reavaliação, redução ao valor recuperável dos bens móveis. “A contabilidade pública passou um longo tempo voltada somente para a questão orçamentária e este novo enfoque patrimonial da contabilidade traz um novo olhar e informações mais qualificadas, tanto para a tomada de decisão dos gestores, quanto para o controle social exercido pelos cidadãos”, enfatizou. A capacitação permanecerá disponível no YouTube, no canal da SEF/SC.

Fonte: SEFAZ/SC