Pagamentos digitais: 40% dos MEIs passam a aceitar forma de pagamento no 1º ano de abertura da empresa

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Um levantamento também mostrou que, quando observadas as médias e grandes empresas, esse percentual aumenta para 61%.

Dados levantados pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa, apontaram que 40% dos microempreendedores individuais (MEIs) disponibilizaram aos seus clientes o pagamento por meio digital no primeiro ano de funcionamento da empresa.

Quando observadas as médias e grandes empresas, esse percentual aumenta para 61%. A pesquisa realizada pela consultoria considerou o prazo entre a data de abertura do CNPJ na Receita Federal e a primeira transação com Visa.

O pagamento digital pode ter sido realizado em e-commerces, por link de pagamento e em maquininhas com cartões de crédito, débito e pré-pago.

Os MEIs vêm crescendo desde o início da pandemia do coronavírus, como já apontado pelo Sebrae em pesquisas realizadas mensalmente. No início deste ano, o Brasil teve recorde na abertura de novos MEIs e ultrapassou 11 milhões de empresas deste porte. Muitos desses negócios já nasceram oferecendo o pagamento digital aos seus clientes.

“Nos últimos dois anos, percebemos que os MEIs têm buscado com mais rapidez os pagamentos digitais, por entenderem os benefícios de segurança, opções de parcelamento e garantia de recebimento e pela crescente demanda dos clientes por experiências de compras mais inovadoras, práticas e convenientes", afirma Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics.

O levantamento aponta que os MEIs de alguns setores se destacam ao adotarem pagamentos digitais de forma mais rápida, principalmente pela natureza do negócio. Confira os segmentos em que mais empresários deste porte levaram menos de um ano para realizar a primeira venda com cartões:

  • Restaurantes: 60%
  • Fast food e delivery: 54%
  • Atacadistas, Supermercados e Mercados: 47%

O estudo também mostra que os índices de uso de aceitação do pagamento por aproximação e as vendas pela internet dos MEIs caminham no mesmo patamar em empresas de grande e médio portes, o que demonstra que os MEIs estão atentos à inovação.

“Os estabelecimentos comerciais que seguem a tendência de pagamento por aproximação têm notado um grande potencial para alavancar os negócios de suas empresas dada a rapidez e inovação desta modalidade de pagamento - é um caminho sem volta e que agrega muito à toda a experiência de compra”, explica Oscar.

Fonte: Contábeis