Organizações contábeis que prestam serviços de auditoria independente podem voltar a acessar o sistema do CNAI PJ

Últimas Notícias
As funcionalidades do Cadastro Nacional de Auditores Independentes - Pessoa Jurídica (CNAI-PJ) se encontram disponíveis para acesso no portal do Conselho Federal de Contabilidade (cfc.org.br)

Desde o dia 14 de maio de 2020, o sistema estava fora do ar devido a um ataque cibernético promovido por hackers. Outros serviços, que também foram afetados pelo vírus ransomware “Mespinoza”, estão voltando a operar gradualmente.

Criado pela Resolução CFC n.° 1.575/2019, o CNAI-PJ busca fortalecer a atividade de auditoria independente, por meio de mecanismos de controle e de reconhecimento da qualidade do serviço executado por firmas que praticam elevados padrões na área. Empresas que executam serviços de Auditoria Independente podem solicitar a inclusão no banco. Até o momento, cerca de 120 empresas de auditoria integram o cadastro, que tem como objetivo ser referência para o mercado.

Além do registro regular nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), a organização contábil interessada deverá manter, no mínimo, 50% dos sócios e todos os responsáveis técnicos que executem os trabalhos descritos no Art. 1º, no CNAI, estabelecido na Resolução CFC n.° 1.495, de 27 de novembro de 2015. Os serviços de auditoria independente registrados são: Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica – NBC TA; de Revisão de Informação Contábil Histórica – NBC TR; de Asseguração de Informação Não Histórica – NBC TO; e de Serviço Correlato – NBC TSC.

Veja como acessar todas as funcionalidades do CNAI PJ disponíveis no sistema Registro para usuários com perfil Profissional, clicando aqui.

Solicite cadastro no CNAI-PJ aqui.

Consulte o cadastro no CNAI-PJ aqui.

Fonte: CFC -Conselho Federal de Contabilidade