Lenovo avalia trocar São Paulo por Manaus para fabricar storage por conta do ICMS

Últimas Notícias
Aumento do ICMS, aprovado em Decreto pelo governo João Dória, vai eliminar as vantagens da Lei de Informática e faz empresa reavaliar a estratégia

A Lenovo Data Center quer fortalecer os negócios de storage e sabe que a fabricação local é diferencial para a disputa em preço com os seus rivais, em especial, com Dell/EMC. A produção local estava nos planos para 2020, mas a pandemia determinou um atraso no projeto, mas, agora, há a determinação de pensar em fabricar localmente alguns equipamentos de storage a partir de 2021.

Mas há uma questão relevante. O governo de São Paulo assinou o Decreto 65.254/2020, que abre espaço para aumento da alíquota de ICMS em setores que pagam menos de 18%, o que invalidaria os benefícios concedidos pela Lei de Informática. "Temos uma planta em São Paulo, mas vamos estudar outros lugares, entre eles, a Zona Franca de Manaus porque a produção local é para garantir preço e o custo de produção tem impacto", frisou o presidente da Lenovo Data Center, Rodrigo Guercio, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 03/12.

A produção local é considerada crucial para colocar a Lenovo Data Center junto com os seus principais rivais no Brasil, como Dell/EMC, que têm manufatura local para storage de entrada. "Vamos aprofundar nossa estratégia em storage e em multicloud. Queremos data centers e também as nuvens públicas: Azzure, AWS e Google, que são nossos clientes", observou o líder de vendas de storage na América Latina, Gustavo Stringueta.

A Lenovo Data Center, destaca ainda Guercio, investe muito em pesquisa e desenvolvimento no Brasil com parcerias com universidades e centros de inovação para o desenvolvimento de produtos e software para serem usados em escala local e global. Uma das apostas da empresa, aliás, é o de disseminar um treinamento de profissionais para Inteligência Artificial, uma das prioridades da companhia, que planeja disseminar o uso da supercomputação na construção de plataformas de deep analytics e inteligência artificial (AI) para todos os segmentos, inclusive, pequenas e médias empresas.

"Gerenciamento de dados e análise de dados em tempo real faz e fará a diferença cada vez mais na economia digital e o storage tem papel central para armazenar e consolidar as informações", adicionou o presidente da Lenovo Data Center Brasil.

Fonte: Convergência Digital