Economia informa que emissão de notas fiscais fica indisponível até domingo

Últimas Notícias
Economia informa que emissão de notas fiscais fica indisponível a partir das 21h deste sábado, 31/10, até as 14h de domingo, 1º serviços afetados NF-e, NFC-e e NFA

A Secretaria da Economia de Goiás, por intermédio da Superintendência de Informações Fiscais (SIF), informa aos contribuintes e demais usuários, que os serviços de emissão de notas fiscais ficarão indisponíveis a partir das 21 horas deste sábado, 31/10, até as 14 horas de domingo, 1º. A interrupção objetiva realizar manutenção nos sistemas autorizadores de NF-e e NFC-e.

De acordo com a Coordenação de Documentários Fiscais, da SIF, a paralisação temporária do sistema se faz necessária para ampliar a capacidade autorizadora das NF-e e NFC-e, proporcionando melhorias ao contribuinte que passa a contar com um serviço mais rápido, eficiente e com maior disponibilidade.

O coordenador, Antônio Godói, assinala que durante esse período o contribuinte poderá continuar emitindo a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) normalmente, usando qualquer alternativa de contingência disponível, em especial a SVC - Sefaz Virtual de Contingência, que continuará operando no período.

Para a Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e) o contribuinte poderá emitir os documentos em contingência e efetuar a transmissão posterior dos arquivos XML para a Secretaria da Economia, conforme explica a coordenação de Documentários Fiscais da Pasta. “Com as alternativas de contingência, o contribuinte pode seguir operando normalmente sem afetar sua atividade econômica”, observa Godói.

“Todo o corpo técnico necessário à execução das atividades programadas não medirá esforços para concluir essas atividades e restabelecer os serviços de autorização de NF-e e NFC-e até o limite máximo de tempo informado”, ressalta Gustavo Vieira Tomás, Superintendente de Tecnologia da Informação, da Economia.

Notas avulsas
A emissão de Notas Fiscais Avulsas – NFA também ficará com o sistema indisponível nesse prazo. O coordenador Antônio Godói, lembra que a NFA deve ser emitida com antecipação, uma vez que para este sistema não existe alternativa de contingência.

Já os documentos de transporte, CT-e, CT-e OS, MDF-e, BP-e não serão afetados pela interrupção programada para manutenção do sistema de emissão de documentos fiscais que será realizado a partir deste final semana até domingo, 1º.

Fonte: Sefaz