Economia e UFG preparam Inteligência Artificial para recuperação de créditos

Últimas Notícias
Economia e UFG trabalham em projeto de inteligência Artificial

Em reunião virtual na manhã de hoje (23/10), representantes da Secretaria da Economia, por meio da Subsecretaria da Receita Estadual, e Universidade Federal de Goiás (UFG) deram andamento ao projeto conjunto para desenvolvimento de tecnologia auxiliar para o setor de recuperação de créditos da Pasta. A parceria se dá no âmbito da criação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) pelo Governo de Goiás, em parceria com a UFG.

O Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições para criação de soluções tecnológicas em machine Learning e Inteligência Artificial deve ser assinado em breve. Da UFG estão à frente do projeto os professores Sandrerley Ramos Pires (da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação) e Otávio Calaça Xavier (Instituto de Informática da UFG). “Há um extenso banco de dados a ser trabalhado. A partir do estudo dos dados e necessidades faremos várias rodadas técnicas até alcançar o nível ideal para a Secretaria”, enfatizou o professor Otávio Calaça.

Para o superintende de Recuperação de Créditos, Mário Mattos Bacelar , a carteira de créditos é uma área estratégica da Receita Estadual tanto na cobrança posterior quanto na prevenção da sonegação. “O volume de dados existentes na dívida ativa atualmente demanda a geração de predições e valores que serão fundamentais para otimizar o recebimento desses créditos. Essa parceria será fundamental”, frisou.

A dívida ativa do Estado tem 548,8 mil processos em andamento, correspondente ao valor de R$ 46,6 bilhões. O gerente de Processos e Cobrança, Reginaldo Gonçalves, destacou o caráter preditivo da inteligência artificial para que esses valores sejam recuperados. “os resultados se tornam mais precisos, já que os riscos de erro de cálculo e perda de processos por prescrição serão muito menores”, disse.

Também participaram da reunião alunos bolsistas da UFG que estão colaborando no projeto e servidores da Superintendência de Recuperação de Créditos (SRC). Outra áreas da Economia estão desenvolvendo parcerias no âmbito do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA).

Fonte: Sefaz