Economia apresenta cases de sucesso em Compliance Público

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“A cultura de compliance está consolidada na Economia, alinhada com os valores de desburocratização, transparência ativa, institucionalização e serviço de excelência”, disse Cristiane Schmidt.

Reunião realizada com representantes de várias Secretarias, sexta-feira (11/9), para conhecer as boas práticas no eixo de Gestão de Riscos do Programa Compliance, contou com a participação da Secretária da Economia, Cristiane Schmidt, com alguns “cases” de sucesso. Na ocasião, a secretária destacou:

“A cultura de compliance está consolidada na Economia, alinhada com os valores de desburocratização, transparência ativa, institucionalização e serviço de excelência”, disse Cristiane Schmidt.

A Controladoria Geral do Estado, anfitriã da webconferência, é quem coordena o Compliance no Estado.

Reneilton Brito, assessor de Controle Interno da Economia detalhou que “o princípio basilar para o sucesso da gestão de riscos é o apoio da alta administração, e a secretária Cristiane tem sido nosso maior apoio”, frisou o gestor Reneilto, que coordena o programa na Pasta. Para ele, a maturidade dos servidores na identificação e solução de riscos representa essa consolidação.

Durante sua apresentação, Reneilton narrou três casos de boas práticas administrativas em que a assessoria de Controle Interno foi consultada para a aplicação de métodos de compliance. “A integração da cultura em gestão de riscos tem sido ferramenta essencial para subsidiar a tomada de decisão e o alcance de resultados positivos na secretaria”, arrematou.

Boas práticas
Como exemplos de boas práticas desenvolvidas pelo programa, ele destacou a gestão de riscos nas ações de combate à contaminação pelo coronavírus nas dependências da Secretaria da Economia. O segundo caso foi sobre o mapeamento de riscos estratégicos em ações no Tesouro e Receita Estadual. Em terceiro, ele apresentou o caso em que o Controle Interno auxiliou na fiscalização de um contrato complexo da área de Tecnologia da Informação (TI) para que não houvesse pagamentos indevidos ou descontinuidade de serviços.

Outro case que deu a tônica do sucesso do eixo gestão de riscos na Economia foi da gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Juliana Caldas. Ao montar um grupo de trabalho (GT) para revisão do pagamento de pensões, benefícios e proventos especiais pagos pela Secretaria a cerca de 1,2 mil beneficiários, foram encontrados vários problemas no controle. Segundo ela, inicialmente a ação resultou em quase R$ 100 mil reais de economia e bloqueio preventivo ao identificar benefícios indevidos. A gerente adiantou que “esse trabalho do GT vai continuar, será feito recadastramento e prova anual de vida. Além de ações em outras áreas com ferramentas de Gestão de Riscos”.

O terceiro “case” foi apresentado pelo supervisor da Folha de Pagamento, Ailton Rocha. A identificação de risco na contabilização da parcela indenizatória e do auxílio alimentação levou à redução de perdas ao erário na ordem de R$ 40 mil reais. “O controle era feito manualmente numa planilha de excel e levava três dias para ficar pronto. Automatizamos e o tempo reduziu para duas horas, com redução drástica da margem de erro”, disse o supervisor.

Cultura
A cultura do compliance público tem sido disseminada em toda secretaria da Economia, que possui cerca de três mil colaboradores com 12 Delegacias Regionais de Fiscalização e 18 Agências Especiais em vários municípios goianos. Além dos destaques da Economia, a Controladoria Geral do Estado, que coordena o programa de Compliance no Estado, escolheu a Economia, Juceg, Saneago, PGE e Sead para demonstrarem boas práticas ao governador Ronaldo Caiado. Os outros órgãos enviaram vídeos para conhecimento do líder do executivo goiano.

Além da secretária Cristiane Schmidt e dos servidores que apresentaram os “cases”, participaram da reunião pela Economia a secretária-adjunta, Gisele Barreto; o superintendente de Gestão Integrada, Thalles Paulino de Ávila; Kattia Daniel, da Comunicação Setorial; e o Assessor Jurídico, Danilo Caetano.

A reunião, que mostrou resultados positivos alcançados em diversos órgãos do Executivo goiano contou com a participação dos secretários de Estado e servidores dos comitês setoriais de compliance. Maior programa de integridade no setor público brasileiro rende qualificação da gestão, economia aos cofres públicos e melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Saiba mais - Lançado em fevereiro do ano passado, o Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP) consiste em um conjunto de ações destinado a assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais; a fomentar a transparência e as denúncias; e a combater a corrupção, responsabilizando empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta.

Goiás é o primeiro Estado do País a implantar esse programa em todos os órgãos de sua estrutura administrativa. O PCP abrange quatro eixos: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. Trata-se de um sistema de proteção para a administração, principalmente no que diz respeito à gestão do recurso público. Ele garante ações preventivas para que o dinheiro seja bem aplicado e traga benefícios aos cidadãos.

Fonte: Comunicação Setorial – Economia/GO