ISS/GO - Prefeitura de Goiânia divulga Plano de Administração Tributária, nesta segunda-feira (05/06)

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Documento inédito na capital apresenta conjunto de ações a serem adotadas pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), para recuperação de créditos

 Prefeitura de Goiânia divulga Plano de Administração Tributária, nesta segunda-feira (05/06): Documento inédito na capital apresenta conjunto de ações a serem adotadas pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), para recuperação de créditos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), lança o Plano Anual de Administração Tributária, do exercício de 2023, nesta segunda-feira (05/06), às 09h, no Salão Nobre do Paço Municipal. O calendário do plano de fiscalização também será apresentado durante o evento.

A ação de fiscalização, prevista no documento, tem por objetivo a recuperação de créditos de ISS de empresas com divergências entre o lançamento de notas fiscais de serviços e o faturamento mensal.

O Plano Anual de Administração Tributária é uma consolidação do planejamento estratégico e operacional. O objetivo é melhorar a gestão e estabelecer prioridades na execução das ações de fiscalização que resultem no aumento de arrecadação sem, contudo, criar ou aumentar tributos. O documento norteia e promove transparência às iniciativas e objetivos da gestão tributária do município.


Essa é a primeira vez que Goiânia terá um documento com descrição do conjunto de ações para promover o aperfeiçoamento da gestão tributária. O plano contém resultados estatísticos da arrecadação tributária, resumo do trabalho realizado ao longo do ano de 2022, dados da gestão do município, cenário anterior, e um planejamento de atuação a curto, médio e longo prazo.

O documento apresenta também as primeiras informações sobre a composição da fiscalização, os setores vistos como prioritários, tendo em vista o levantamento de dados divergentes e o funcionamento do programa de autorregularização.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves, o plano permite uma visão global e inédita em Goiânia sobre a situação fiscal, com apontamento de limitações da atuação e soluções para sanar os obstáculos, desde a tramitação de processos até a tecnologia.

“O objetivo é viabilizar e incentivar a autorregularização, feita pelo próprio contribuinte, que é uma tendência ao nível nacional. O prefeito Rogério Cruz não é favorável à penalização das empresas, mas à implementação de procedimentos que incentivem e viabilizem a regularização, o que evita perdas em arrecadação, fomenta a atividade econômica, gera emprego e renda, além de promover justiça tributária”, explica o titular da pasta.

A prévia do documento foi apresentada ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) e à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), em maio deste ano, quando foram debatidas ações conjuntas de fiscalização, que também serão apresentadas durante o evento.

Serviço
Assunto: Lançamento do Plano Anual de Administração Tributária da Prefeitura de Goiânia
Data: 05/06 (segunda-feira)
Horário: 09h
Local: Salão Nobre do Paço Municipal

Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) - Prefeitura de Goiânia

Fonte:https://www.goiania.go.gov.br/prefeitura-de-goiania-divulga-plano-de-administracao-tributaria-nesta-segunda-feira-05-06/