Dia do Advogado: 5 tecnologias que estão mudando a rotina

Últimas Notícias
Confira algumas dicas sobre as 5 principais tecnologias que estão mudando a rotina dos advogados.

No dia 11 de Agosto é comemorado o Dia Nacional do Advogado, data em comemoração aos primeiros cursos de direito do Brasil.

Com evolução um pouco mais demorada que em outros setores, hoje, as atividades do setor jurídico estão se modificando com a forte presença tecnológica, que ganha cada vez mais espaço nos escritórios de advocacia e na rotina dos advogados, facilitando a execução do trabalho e aumentando a produtividade.

Atualmente, acompanhar processos online, automatizar processos internos e ter acesso a modelos de petições já é realidade no Brasil, que já conta com mais advogados e faculdades de direito no mundo.

De acordo com a StartSe, as lawtechs já sabem como reduzir o número de processos que chega aos tribunais, evitando que a fila de 80 milhões de processos aumente e sofra pela burocracia. Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), existem mais de 200 lawtechs - empresas oferecem serviços como monitoramento e extração de dados públicos, jurimetria, compliance, conteúdo e consultoria para advogados.

Conheça agora 5 tecnologias que estão impactando a vida do advogado:

1. Legal Analytics

A tecnologia de análise de dados baseada em inteligência artificial contribui para ações mais precisas já que analisa processos já deferidos. Ela identifica padrões decisórios na Justiça, mudanças de paradigmas e as novas decisões dos magistrados, assim é possível compreender a expectativa social sobre a decisão do juiz, tempo de andamento do processo, provas estatísticas sobre o tema e posicionamento do tribunal, por exemplo.

2. Inteligência Artificial

Uma forte aliada a rotina repetitiva em escritórios e na vida do advogado, a inteligência artificial pode ser utilizada para realizar pequenas tarefas, como registrar petições, efetuar uma pesquisa legal e criação de documentos. Contribui para que o advogado ganhe tempo e se dedique a tarefas mais complexas, automatizando cada vez mais seu dia a dia e crescendo estrategicamente.

3. Blockchain

O uso dessa tecnologia permite que os processos sejam registrados em uma única vez e fiquem à disposição em uma base de dados para ser acessado em qualquer lugar e a qualquer momento.

O blockchain garante a autenticidade e a integridade de documentos, impede que sejam alterados e rastreados. Para os advogados a tecnologia representa maior segurança nas transações jurídicas, gerando menores riscos e custos de transação aos clientes.

4. Machine Learning

É um tipo de inteligência artificial destinada a gestão e organização de processos, contribui para apurar fraudes, examinar documentos e contratos, realizar análises preditivas e auxiliar nas tomadas de decisões para prevenção de crimes, faz análise de riscos e colabora para evitar controvérsias nos tribunais.

Essa tecnologia faz com que algumas empresas tenham informações precisas, impactando positivamente em seus resultados.

5. ODR (Online Dispute Resolution)

Agora é possível resolver disputas e conflitos pela internet, com a ODR diversos métodos podem ser aplicados, como negociação, conciliação, mediação, arbitragem, dispute board, entre outros.

Nesse caso, os operadores do direito podem utilizar a tecnologia para evitar mais desgastes emocionais e encontros no mesmo ambiente físico, economizar recursos e resolver remotamente os casos de seus clientes. Com ODR é possível gerar soluções mais criativas, duradouras e de resultados ganha-ganha, atendendo melhor o interesse das partes.

Fonte: Previdenciarista