Economia detalha em live encerramento das contas do exercício de 2020

Últimas Notícias
A Secretaria da Economia de Goiás e a Subsecretaria do Tesouro Estadual, por intermédio da Superintendência Contábil

A Secretaria da Economia de Goiás e a Subsecretaria do Tesouro Estadual, por intermédio da Superintendência Contábil, apresentaram sexta-feira, 16/10, em reunião técnica virtual, os procedimentos orçamentários, financeiros, contábeis e patrimoniais adotados para o encerramento das contas relativas ao exercício de 2020 e elaboração da prestação de contas do Governador junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), em cumprimento ao inciso XI do Artigo 37 da Constituição do Estado de Goiás. Com 300 participantes inscritos, dentre eles gestores financeiros de vários órgãos, entidades, empresas públicas, Poderes e da Administração Direta do Executivo Estadual participaram do encontro online.

A subsecretária do Tesouro Estadual, Selene Nunes, presidiu a abertura do evento destacando a importância de todos no sentido de observarem os procedimentos de conclusão do corrente exercício, especialmente quanto à gestão do estoque de Restos a Pagar do Estado, bem como aos prazos de encerramento da execução orçamentária e financeira, definidos no Decreto de Encerramento. A situação financeira de Goiás, postulante ao Regime de Recuperação Fiscal, junto à União, também foi mencionada durante a live.

Situação fiscal
O superintendente Contábil da Secretaria da Economia de Goiás, Ricardo Borges Rezende, apresentou um panorama completo da atual situação fiscal do Estado detalhando posteriormente, os procedimentos adotados para o encerramento do exercício de 2020, elencados no Ofício Circular nº 26/2020, da Economia, e que devem ser observados por todos os órgãos e entidades integrantes do Executivo goiano. “São conclusões primordiais para a consolidação das contas estaduais, demonstrando de forma fidedigna o uso dos recursos públicos no atendimento às demandas da sociedade goiana” destacou o contador.

Ricardo Borges chamou atenção ainda quanto ao ”o excelente trabalho realizado no exercício de 2019, que resultou na aprovação das contas governamentais, demonstrando assim, o compromisso deste governo com a transparência, ética, legalidade e legitimidade no uso do erário estadual”, frisou. O subsecretário de Planejamento e Orçamento, Francisco Caldas e o gerente de Gestão e Integração dos Sistemas, Orçamentário e Financeiro, Marco Antônio, também reforçaram a importância dos procedimentos orçamentários adotados, bem como a observância das datas limites para execução no exercício de 2020.

Inventário de bens
Os superintendentes da Central de Patrimônio, Rogério Carneiro, e de Compras Governamentais e Logísticas, Andrei Oliveira, ambos da Secretaria de Estado da Administração informaram os prazos e trabalhos realizados para os inventários dos bens móveis, imóveis e de materiais que serão após consolidados, enviados ao Sistema de Contabilidade Geral do Estado. Os gestores destacaram o trabalho conjunto feito pela Economia e a Sead, visando obter o aprimoramento dos registros e a integração dos sistemas.

Ao final do evento, Ricardo Borges acrescentou que “a Secretaria da Economia, responsável pela consolidação do Balanço Geral do Estado, coloca-se à disposição dos gestores toda sua equipe técnica para prestar quaisquer esclarecimentos que necessitarem, ficando esta Superintendência Contábil responsável pelas orientações contábeis de encerramento e consolidação das contas de 2020”, concluiu.

“Agradeço a participação de todos, solicitando o comprometimento e trabalho para encerrarmos mais um exercício e termos as Contas do Governador aprovadas pelo TCE-GO”, ressaltou Selene Nunes, subsecretária do Tesouro Estadual.

Fonte: Sefaz