JCP acumulados – Uma nova abordagem

Últimas Notícias
Câmara do Japão

A Comissão Jurídica realizou no final da tarde desta quarta-feira (13) a reunião mensal de abril. O evento, online, contou com duas palestras.

A primeira, “O marco legal das ferrovias: impactos regulatórios no setor produtivo”, foi proferida por Thiago Luís Sombra e Adriano Trindade, sócios do escritório Mattos Filho (Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados), que discorreram sobre o texto que permite ao governo autorizar a exploração de serviços de transporte ferroviário pelo setor privado em vez de usar concessão ou permissão.

A segunda foi realizada pelos sócio e advogada-sênior do Gaia Silva Gaede Advogados, respectivamente, Heitor César Ribeiro e Regina Márcia Vieira Nunes Gouvêia de Castro, que explanaram “JCP acumulados – Uma nova abordagem”. Os expositores explicaram os principais aspectos e vantagens na utilização do instrumento dos juros sobre o capital próprio, a sua possível extinção, e a possibilidade de distribuição acumulada dos juros calculados sobre períodos já encerrados.

A Comissão Jurídica, através das reuniões mensais, tem a missão de levar temas atuais e debates relevantes aos interessados em atualizar conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais da área.

O vice-presidente do comitê, Cláudio Augusto Vaz (Sompo Seguros) foi o mediador do evento, que contou com 32 participantes, representantes das empresas associadas à Câmara.

Para assistir ao vídeo da reunião, acesse aqui .

PDF anexos:
1. “O marco legal das ferrovias: impactos regulatórios no setor produtivo”
2. “JCP acumulados – Uma nova abordagem”

Fonte: (Zoom) Marco legal das ferrovias e JCP acumulados foram temas de palestras (13/04/2022) | Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil