Piauí: ICMS vai aumentar para energia elétrica, combustíveis e comunicações

Últimas Notícias
Elevação foi aprovada pela Assembleia Legislativa e passa a valer em 2018. Combustíveis tem alíquota de cobrança fixada em 29%...

Elevação foi aprovada pela Assembleia Legislativa e passa a valer em 2018. Combustíveis tem alíquota de cobrança fixada em 29%.

 

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Piauí vai aumentar em 2018 para combustíveis, exceto o diesel. A Assembleia Legislativa aprovou o aumento nesta quarta-feira (5) também para energia e comunicações. A maior alíquota entre as alteradas é a do ICMS para combustíveis, que ficará em 29% a partir de 1° de janeiro do ano que vem. A proposta tramitou em regime de urgência na Assembleia.

 

Citando a alíquota do imposto para os combustíveis o deputado estadual João Mádison (PMDB) defendeu o aumento da cobrança. “Em alguns casos, é importante que se diga, o estado está defasado em relação a Alagoas, Sergipe e Ceará”, comentou Mádison acrescentando que o mesmo acontece na cobrança do imposto para energia e comunicações. Para todas as áreas o aumento médio da alíquota é de 2%. Segundo o deputado o aumento será utilizado para o pagamento do funcionalismo.

 

Com a lei será cobrada alíquota de 28% em ICMS para emissão e transmissão de energia elétrica. O consumo até 200 kwh será taxado em 22% e acima de 200 Kwh em 27%. “Nós sabemos que ninguém quer pagar imposto e que o dia é ruim para a população. Mas, ao mesmo tempo o servidor público tem de receber em dia e para receber em dia tem de ter caixa”, disse o peemidebista reconhecendo resistências em torno do aumento para o imposto.

 

A estimativa é que o aumento do ICMS gere R$ 150 milhões para o governo do estado.

 

Fonte: G1 Piauí